lunes, 18 de marzo de 2013

Fwd: Bolívia: oposição acusa Patriota de limitar visitas a senador asilado



http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/03/18/bolivia-oposicao-acusa-patriota-de-limitar-visitas-senador-asilado-490160.asp

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/03/17/interna_mundo,355274/bolivia-oposicao-acusa-patriota-de-limitar-visitas-a-senador-asilado.shtml

http://www.dirigida.com.br/news/pt_br/oposicao_boliviana_acusa_patriota_de_limitar_visitas_a_senador_asilado_r7/redirect_12263530.html

 

17 de Março de 201319h46 atualizado às 20h02

Bolívia: oposição acusa Patriota de limitar visitas a senador asilado

O senador Roger Pinto pediu asilo na embaixada brasileira após fazer denúncias de corrupção contra o governo do presidente Evo Morales.

·          

·          

A oposição da Bolívia acusou neste domingo o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, de ter ordenado que se limitem as visitas ao senador Roger Pinto, asilado há quase dez meses na embaixada do Brasil em La Paz.

A denúncia foi feita por membros de uma igreja evangélica, da qual Pinto é integrante. "Tenho ligado para a embaixada e finalmente contatei o funcionário mais alto em serviço, que me confirmou que o mencionado na carta dos pastores é correto", afirmou o senador opositor Felipe Dorado. A representação diplomática brasileira - que não atende aos domingos - não comentou a denúncia até o momento.

"Lamentamos esta decisão do chanceler Patriota que atenta contra os direitos humanos do senador opositor. Esta semana, vamos orar por Roger e pelo chanceler para que Deus lhe dê sabedoria", declarou Dorado à agência de notícias Fides.

No começo deste mês, Patriota acertou com o colega boliviano, David Choquehuanca, a formação de uma comissão binacional para revisar o caso do senador Pinto.

Senador de direita, Pinto está na embaixada do Brasil em La Paz à espera da expedição do visto de saída desde que Brasília lhe concedeu asilo em 29 de maio passado em sua delegação diplomática, aonde o político chegou argumentando sofrer perseguição política por parte do governo.

Dorado, que disse ter recebido uma denúncia por escrito de parte dos pastores evangélicos, considerou a medida "injustificada".

Pinto, 52 anos, fez várias denúncias de corrupção contra o governo do presidente Evo Morales, razão pela qual, segundo ele, a situação entrou com cerca de 20 processos contra ele, a maioria por desacato.

AFP - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

 

 

 

 

"As sedes diplomáticas (embaixadas, sedes de organismos internacionais etc) já não são consideradas extensão de território estrangeiro, embora sejam invioláveis como garantia aos representantes alienígenas. Na Convenção de Viena, determina-se que "os locais das missões diplomáticas são invioláveis, não podendo ser objeto de busca, requisição, embargo ou medida de execução". (MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. Vol. 1. São Paulo: Atlas, 2002, pg. 82).

 

Artigo 220 do Constituição da Republica Federativa do Brasil 1988

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

 

 


No hay comentarios:

Publicar un comentario